top of page
Buscar

Resiliência Narrativa

Atualizado: 8 de mar. de 2021


O Trickster frequentou a Universidade e foi objeto de uma pesquisa de mestrado na FFLCH-USP defendida em 2019. Àquela época ele ainda se chamava Enredo e, se você é curioso e estudioso, pode consultar a dissertação no banco de teses da USP:

https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-18122019-165459 O título do trabalho, de autoria da Fabiana Prando é: Narrativa e Resiliência: a invenção de si. Um estudo comparatista das narrativas produzidas a partir do jogo Enredo.

Nesta inovadora proposta, foi cunhado o termo "resiliência narrativa", um procedimento que acontece tanto nas histórias, quanto na vida. A experiência randômica do jogo Trickster é um simulacro da vida. Assim como as cartas parecem desconectadas, os eventos que emergem em nossa vida parecem, à primeira vista, sem sentido. Mas no momento em que organizamos os eventos narrativamente, assim como organizamos a sequência de cartas numa história, criamos sentido. Tal habilidade é preciosa tanto na criação de uma história, quanto na condução de nossas vidas. Definimos, assim, resiliência narrativa como a capacidade de fazer sentido a partir da falta de sentido pela via narrativa. Um conceito existencial de narrar.


Para comprar o jogo clique aqui: https://www.trickstermania.com/loja



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page